sexta-feira, 16 de maio de 2008

Migos em Idanha 2


Migos da Bina, na 3ª maratona Internacional de Idanha-a-Nova / Zarza la Mayor. Por
"129" Bento

No passado dia 11 de Maio 2008, os Migos da Bina, secção de BTT da A.C.R.D.L, com o Apoio dos seus patrocinadores:
- Isolamais
- Texsa
- M17
- Manilhas Bike
- Padaria Sº Vicente
Lá rumáram ao Norte alentejano para esta maratona de características únicas:
Parte de Portugal, em Idanha-a-Nova, atravessa a fronteira, no rio Erges, e do lado Espanhol vai até à localidade de Zarza la Mayor regressando a Idanha-A-Nova
Num dia com algum sol, mas também algumas nuvens que temperaram um pouco a temperatura, a recepção estava impecável e todos se prepararam para a partida, sem precalços e a horas.

-O percurso apesar de ter algumas zonas muito rolantes e com estradões, tinha outras de grande espectacularidade nomeadamente o singletrack junto ao rio já no regresso a Idanha. Muito técnico mas fabuloso especialmente por se encontrar junto ao rio. A famosa descida para o rio Erges também era espectacular. Isto tudo sempre rodeado de uma paisagem espectacular .
À chegada a Idanha-a-Nova esperáva-nos a tão afamada calçada romana. Já tinhamos ouvido falar mas ainda assim não esperávamos algo tão duro. É que para além da inclinação é uma subida com sensivelmente 2km com o tal piso de calçada romana que não ajuda nada e que surge depois de já termos 102km nas pernas. Foi um verdadeiro desafio até chegar lá acima mas consegui fazê-la toda montado na bike!
Ao percorrer os últimos metros até à meta já fazia uma análise ao EMPENO que foi o percurso desta maratona !!

Na Chegada à meta a grande surpresa: SÓ tinham chegado 27 participantes antes de mim!!! E o primeiro SÓ chegou 57min antes!!!
No entanto tenho que dar a mão à palmatória e dizer que a 1ª das meninas, a Celina Carpinteiro chegou 1 posição antes de mim!!

Depois o prazer de ver o nosso companheiro de equipa, o Rui, chegar em 44º lugar. Mais uns minutos de espera e a nossa expectativa confirmou-se: a nossa atleta feminina chegava para fazer o 3º lugar da categoria. Foi sem dúvida uma prestação excelente para as cores dos Migos da Bina e para mim então foi a melhor participação de sempre numa maratona com estas características.

-No final, e depois de um banho reconfortante, o almoço foi um belo porco no espeto com bebidas, fruta, café, tudo em abundância e sem grande espera.

Alguns pontos a salientar:
-Partida sem atrasos;
-Marcação do percurso Irrepreensível;
-Excelente a segurança nos cruzamentos
-Percurso de excepção com trilhos espetaculares, O singletrack ao longo do rio erges, do melhor que já vi!!
-Paisagens magníficas, diria mesmo espetaculares;

Em resumo penso que foi mais um excelente dia de Btt e uma experiência a repetir já em 2009.

J. Bento

Nenhum comentário: